Apresentação
O Canil/Gatil Intermunicipal da RESIALENTEJO – CAGIA é uma infraestrutura comum aos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Moura, Mourão, Ourique, Reguengos de Monsaraz, Serpa e Vidigueira.
É um Centro de Recolha Oficial autorizado no âmbito do Decreto-Lei nº 276/2001 de 17 de outubro com o número nacional de identificação e registo C007 dedicado à recolha de cães e gatos abandonados. Está instalado fisicamente no Parque Ambiental do Montinho, sede da Resialentejo.
A nossa missão
O CAGIA tem como missão responder à problemática dos animais errantes em termos de saúde pública, tendo em conta os mais altos parâmetros ambientais e de bem-estar animal, e o seu encaminhamento para adoção.
Vantagens
Uma solução intermunicipal centralizada proporciona uma economia de escala que contribui para que todos os Municípios acedam a instalações, equipamentos, serviços veterinários e programas especializados de treino e reabilitação dos animais de elevada qualidade.
Contribui para que exista uma política de sensibilização para educar o público sobre a posse responsável de animais, o bem-estar animal e a importância da esterilização bem como para a existência de visitas de estudo e colaborações com escolas.
Permite recrutar e treinar profissionais qualificados, incluindo veterinários, enfermeiros, tratadores e treinadores e ainda manter uma presença ativa nas plataformas de redes sociais de forma a fornecer atualizações sobre os animais para adoção.
Instalações
O CAGIA é uma instalação de última geração projetada para fornecer cuidados e acomodações excecionais para cães e gatos abandonados dos nossos Municípios associados.
Área de receção a clientes e visitantes
Área destinada a receber futuros adotantes, donos de animais recolhidos, onde podem receber informações e retirar dúvidas sobre os vários procedimentos do CAGIA.
Gabinete veterinário/enfermaria
Área destinada ao fornecimento de cuidados veterinários, exames de rotina, vacinas e esterilizações.
Sala de Isolamento/ Quarentena
Área destinada a cães que necessitem de isolamento ou observação devido a preocupações de saúde ou problemas comportamentais.
Boxes para cães
Estas instalações foram projetadas para proporcionar um ambiente confortável e seguro para os cães, com seções separadas para vários tamanhos e temperamentos de cães. As boxes dispõem de uma área coberta e uma área descoberta onde os cães podem desfrutar de ar fresco e fazer exercício e estão equipadas com comedouros e bebedouros automáticos. O CRO dispõe de 63 boxes para cães
Zona para gatos
Estas instalações consistem numa área coberta tendo também área descoberta enriquecida ambientalmente, de forma a proporcionar um período de lazer aos gatos. Existem dois gatis no CRO, ambos equipados com comedouros e bebedouros automáticos.
Zona de quarentena
Estas instalações permitem a implementação do Plano Sanitário antes de integrar os animais recém-chegados na população residente. Têm uma zona para gatos e outra para cães.
Arrecadação e lavandaria
Estas instalações permitem armazenar ração, equipamentos de captura e manuseamento, e produtos de limpeza. Temos ainda uma lavandaria para higienização de toalhas e mantas dos nossos animais.
Zonas de recreio/treino
Estas instalações consistem em recintos exteriores seguros onde os cães podem brincar e socializar, bem como numa série de equipamentos destinadas a atividades de treino e enriquecimento para a promoção do bem-estar físico e mental dos cães.
Todas as nossas instalações dispõem de protocolos de limpeza e desinfeção regulares para manter a higiene e evitar a propagação de doenças.
Documentação
Perguntas e Legislação
Todas as informações que necessita, podem ser consultadas aqui.